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Jogos digitais: uma ferramenta didática (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: EUGENIO, VICTORIA WAGNER - FCF
  • Unidade: FCF
  • Assuntos: JOGOS; EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: Durante muito tempo, acreditava-se que a aprendizagem ocorria pela repetição e os estudantes que não aprendiam eram os únicos responsáveis pelo seu insucesso. Hoje, também é considerado consequência do trabalho do professor. O interesse daquele que aprende passou a ser a força motora do processo de aprendizagem, e o professor, o gerador de situações estimuladoras para aprendizagem. É nesse contexto que o jogo didático ganha espaço como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos em diversas áreas, à medida que propõe estímulo ao interesse do estudante. Visto que as práticas docentes universitárias atuais tem sido alvo de bastantes questionamentos, reflexo de uma sociedade globalizada e informatizada, faz-se necessário a discursão das reais funcionalidades, das práticas, e didáticas docentes hoje utilizadas. Diante do contexto atual buscarei apresentar metodologias ativas de ensino-aprendizagem que sirvam como recurso didático base para uma formação crítica e reflexiva, e possam levar a uma reflexão construtiva da atuação do docente em sala de aula. Jogo educativo envolve participação ativa e dinâmicas, permitindo amplas ações na esfera corporal, cognitiva, afetiva e social do estudante orientada pelo professor, podendo ocorrer em diversos locais. Jogo didático é aquele que está diretamente relacionado ao ensino de conceitos e/ou conteúdos, organizado com regras e atividades programadas e que mantém um equilíbrio entre a função lúdica e a função educativa do jogo. A velocidade da informação proporciona e exige uma aprendizagem dinâmica e, neste modelo de ensino, os jogos digitais transitam perfeitamente tratando o aprendizado como diversão e não como algo maçante e repetitivo, ainda que possam, algumas vezes, abordar temas complexos. Dentre as diversas 1 áreas doconhecimento, conceitos básicos de química, biologia e disciplinas relacionadas à área da saúde passam, também, a ser utilizados em jogos digitais nos diferentes níveis de ensino. Este trabalho tem como objetivo principal uma análise do uso de jogos digitais e/ou analógicos em várias áreas do ensino superior, enfocando sua empregabilidade como métodos de aprendizagem, onde os alunos sejam o centro do processo educacional e tenham responsabilidade sobre sua própria aprendizagem, para assim formar profissionais generalistas, críticos e líderes
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    • ABNT

      EUGENIO, Victoria Wagner. Jogos digitais: uma ferramenta didática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f274a5d7-a40f-43d7-84d9-961e8f7b96a0/2954968.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Eugenio, V. W. (2018). Jogos digitais: uma ferramenta didática (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f274a5d7-a40f-43d7-84d9-961e8f7b96a0/2954968.pdf
    • NLM

      Eugenio VW. Jogos digitais: uma ferramenta didática [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f274a5d7-a40f-43d7-84d9-961e8f7b96a0/2954968.pdf
    • Vancouver

      Eugenio VW. Jogos digitais: uma ferramenta didática [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/f274a5d7-a40f-43d7-84d9-961e8f7b96a0/2954968.pdf

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